Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2018, 09h:24

5 motivos para se apaixonar pela Chapada dos Guimarães
Insta

Por: Angela Molognoni - CVC Viagens

Com mais de 320 mil km2, a Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, é o lugar perfeito para viver uma grande aventura. Com dezenas de cachoeiras, cavernas, lagoas, trilhas e paredões, atrai milhares de turistas todos os anos em busca de belas paisagens e boas energias. Confira 5 motivos para fazer agora suas malas e embarcar nessa trip:

 

1 -Paredões e mirantes

CVC Viagens

Paredões Chapada dos Guimarães

Paredões Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães conta com mais de 150 km de paredões e, do alto deles, existem diversos mirantes ótimos para fotos panorâmicas. Entre eles está o Mirante do Véu da Noiva, que conta com restaurante e lojinha. Outro famoso é o Mirante Geodésio, que fica a 800 metros de altitude e o melhor ponto para visualizar o encontro da Chapada e o Pantanal. Já do alto dos cerca de 1000 metros de altitude do Morro de São Jerônimo você terá uma das melhores vistas da região.

 

2 – Cachoeiras e cavernas

CVC Viagens

Cavernas Chapada dos Guimarães

Cavernas Chapada dos Guimarães

A Chapada conta com diversas cachoeiras, que surgem uma atrás da outra ao longo do curso do rio Sete de Setembro. Uma das mais famosas é a Véu de Noiva, com 86 metros de altura. No Circuito das Cachoeiras você passa por sete quedas d’água, em cerca de seis quilômetros. O melhor do passeio é poder nadar nas piscinas naturais – as mais famosas estão nas cachoeiras da Prainha e das Andorinhas. Destaque também para as cachoeiras do Pulo, da Geladeira e Sete de Setembro. Durante o Circuito das Cachoeiras, passe pela Casa de Pedra, caverna próxima a um córrego e famosa pelos desenhos rupestres. Já a caverna Kiogo Brado tem paredes de arenito, caminhos estreitos e entrada gigante, com cerca de 30 metros de altura. E finalmente conheça a caverna Aroe Jari (“Morada das Almas”), a maior gruta de arenito do país com 1,5 km de extensão, trechos submersos e muitas pinturas rupestres.

 

3 – Fauna e flora

CVC Viagens

Cachoeira Véu das Noivas

Cachoeira Véu das Noivas

Com vegetação típica do cerrado, a Chapada dos Guimarães tem diversas trilhas em que você terá um contato direto com a natureza. A paisagem local é formada por grandes esculturas de pedra com árvores contorcidas, sendo considerada um dos melhores destinos para o ecoturismo no mundo. São mais de 400 espécies de animais vivendo no local, como o gavião-tesoura, tamanduá-bandeira, lobo-guará, jaguatirica e onça-pintada. A Chapada também é um excelente local para observação de aves.

 

4 – Infraestrutura 

 

Aérea Resort e Lago - Notícia

 Malai Manso Resort, ao fundo Lago do Manso e Morros do Chapéu e do Navio

Chapada dos Guimarães também é o nome da cidade onde fica o parque nacional e o acesso para o município é muito fácil. São cerca de 70 km a partir do aeroporto de Cuiabá. Em muitos mirantes é possível chegar de carro, sem precisar caminhar muito, o que é ótimo para quem viaja com crianças e idosos. Muitos locais também contam com cercas de proteção, pontes e plataformas, além de comércio organizado de água e outros produtos. Existem também muitas opções de hospedagem na Chapada e o destaque fica para o Malai Manso Resort, um dos mais completos do Brasil. Localizado às margens do Lago do Manso, possui ampla estrutura de lazer com piscina, restaurantes e bares, complexo esportivo, esportes radicais, SPA e outras comodidades.

 

5 – Gastronomia

CVC Viagens

Culinária Chapada dos Guimarães

Culinária Regional

Aproveite sua viagem para a Chapada dos Guimarães para apreciar a cozinha mato-grossense, que tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana e síria. Alguns dos pratos mais famosos são Maria Isabel (carne seca com arroz), pacú assado com farofa de couve, carne seca com banana-da-terra verde e arroz com pequi. Entre os doces típicos da região estão o Furrundu (feito de mamão e rapadura de cana), doce de mangaba e o de goiaba, além dos licores de pequi, caju e de mangaba.

 

Link Matéria - CVC Viagens: AQUI

Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa

RESERVAS

+55 (65) 3028-0404